EXAMES REALIZADOS NO CEDAPP
HISTOPATOLOGIA
É o estudo microscópico dos tecidos na forma de lâminas histológicas. As amostras teciduais vêm acondicionadas em recipientes contendo formol tamponado a 10% para conservação das mesmas e possibilidade de estudos posteriores.
IMUNO-HISTOQUÍMICA
O método imuno-histoquímico é o processo de detecção de proteínas ou moléculas localizadas nas células dos tecidos utilizando o princípio antígeno-anticorpo. Muito utilizada na classificação de neoplasias, definição de sítio primário de metástases e como método auxiliar na escolha do melhor tratamento e avaliação prognóstica do câncer (terapia-alvo).
EXAME DE CONGELAÇÃO
É o procedimento realizado durante o ato cirúrgico, quando o cirurgião retira um fragmento do órgão/estrutura a ser examinado pelo patologista com o objetivo de guiar o procedimento cirúrgico. O exame minucioso intra-operatório da amostra permite a definição da melhor conduta para cada paciente, como, por exemplo, em casos em que se precisa saber se determinada lesão é “maligna” ou “benigna”.
CITOLOGIA ONCÓTICA DE LÍQUIDOS
Consiste na pesquisa de células neoplásicas em líquidos acumulados em cavidades corporais (líquido pleural, líquido ascítico, líquido pericárdico), nos lavados (broncoalveolares e peritoneais), na urina, no líquor, etc.
CITOLOGIA DE MATERIAL OBTIDO POR PUNÇÃO ASPIRATIVA POR AGULHA FINA (PAAF)
O estudo citomorfológico de materiais obtidos por meio da punção aspirativa por agulha fina (PAAF), também conhecida por biópsia aspirativa, permite o diagnóstico e classificação das doenças de modo rápido e seguro. O aprimoramento desta ferramenta diagnóstica vem ampliando as possibilidades de suas indicações, permitindo a obtenção de amostras celulares de lesões em diversos órgãos, tanto superficiais, quanto profundos.
CITOLOGIA CÉRVICO-VAGINAL
Método utilizado para rastreio de câncer de colo de útero, através do diagnóstico precoce de lesões intraepiteliais, bem como no acompanhamento após tratamento cirúrgico e radioterápico destas pacientes.
BIOLOGIA MOLECULAR
O Diagnóstico molecular corresponde a um conjunto de técnicas moleculares que têm como objetivo identificar alterações no DNA que possam auxiliar na classificação e terapia-alvo (tratamento e prognóstico) das doenças, principalmente neoplasias.